[GER-QU] 13.1 – Apostila

FRACIONAMENTO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS

As misturas homogêneas (uma fase) mais comuns são: líqui­do-sólido; liquido-liquido; líquido-gás e gás-gás.

 

1) Misturas homogêneas líquido-sólido:

A mistura homogênea mais comum é água + sal (NaCl). Esta, assim como outras, podem ser separadas por:

a) Evaporação

O componente líquido é evaporado deixando o componente sólido no recipiente.

Exemplo: O sal (NaCl) é obtido desta maneira: a água do mar é bombeada para tanques expostos ao sol e vento deixa­ram a água evaporar retendo o sal seco.

 

b) Destilação simples

A evaporação é um método fácil de separação, mas só é viá­vel quando o componente de interesse for o sólido. Quando se quer o liquido ou se quer ambos os componentes o méto­do empregado é o chamado destilação simples.

Destilação é o nome que se dá à evaporação de um liquido seguida de condensação. Isto é feito com auxílio de um aparelho chamado destilador.

Um exemplo muito comum de destilação simples é a execu­tada pela natureza, que evapora as águas dos mares, rios, etc, condensando-as em forma de nuvens que retornam à terra em forma de chuva.

 

2) Misturas homogêneas líquido-líquido:

a) Destilação fracionada

Este método utiliza um destilador e separa líquidos de pontos de ebulição diferentes. O destilador é praticamente o mesmo utilizado para destilação simples, no qual se adapta um termômetro cuja finalidade é controlar a temperatura de ebulição, já que os dois (ou mais) componentes podem evaporar.

Dois exemplos práticos podem ser citados onde emprega-se a destilação fracionada:

⇒ Preparação de álcool e bebidas alcoólicas

 

⇒ Fracionamento do petróleo

 

3) Misturas homogênea líquido-gás:

Os gases são facilmente dissolvidos em líquidos. Quando pegamos um copo de água na torneira temos ali uma mistura de água + sais minerais + oxigênio + nitrogênio e outros gases componentes do ar. Os métodos de fraciona­mento de líquido + gás são simples:

a) Aquecimento

O aquecimento da mistura faz com que o gás seja expulso do interior do líquido.

 

b) Agitação

A agitação do recipiente favorece a saída de gases do líquido. Isto é fácil de observar quando se agita uma garrafa de refrigerante.

 

c) Diminuição de Pressão

A pressão favorece a dissolução de gases num líquido. Quan­do diminui-se a pressão sobre a superfície os gases dissolvi­dos saem com facilidade. Isso ocorre quando se abre uma garrafa de refrigerante.

 

 

4) Misturas homogêneas gás-gás:

O ar atmosférico é o melhor exemplo de uma mistura de gases. A obtenção de oxigênio puro e nitrogênio puro é feita da seguinte forma:

a) Liquefação

Aumenta-se a pressão do sistema e retira-se calor. Com isso a mistura (ar) torna-se líquida.

 

b) Destilação fracionada

O ar líquido é colocado em um recipiente, onde a pressão vai sendo diminuída e o gás de menor ponto de ebulição escapa, separando-se da mistura.