[GER-QU] 16.1 – Apostila

MASSA ATÔMICA – MASSA MOLECULAR

1) Massa Atômica:

Como sabemos, os átomos são tão pequenos que seria impossível trabalhar com suas massas reais, ou até mesmo determiná-las. Os cientistas resolveram, então, adotar uma escala relativa para estas massas, isto é, escolheram um átomo como pa­drão para atribuir-lhe um valor. Os outros elementos foram determinados experimentalmente em relação ao Padrão.

O átomo-padrão das massas atômicas é o carbono (C) adota­do como massa 12. A unidade de massa dos átomos é a U.M.A., que significa unidade de massa atômica, então todos os elementos conhe­cidos possuem suas massas expressas em relação ao carbono, cuja massa é 12 U.M.A . Atualmente usa-se apenas a sigla U em vez de U.M.A.

Exemplos:

Na: 23 U

Cl: 35,5 U

Importante: não devemos confundir massa atômica com número de massa que é apenas o número de prótons somado ao número de nêutrons, ou seja, expressa a quantidade destas partículas contidas no átomo.

Exemplo:

Lítio: número de massa = 7(3P+4N)

Massa = 6,939 U

Neste caso o número 7 mostra que o núcleo do lítio possui 4 nêutrons e 3 prótons. O número 6,939 mostra a massa do átomo de lítio em relação ao carbono.

Obs.: Para efeitos de cálculos, muitas vezes as massas são da­das com números aproximados que coincidem com o número de massa.

 

2) Massa Molecular:

A molécula pode ser conceituada como sendo a reunião de dois ou mais átomos unidos por ligações fortes feitas pelos elétrons que giram em torno dos núcleos como se estes fossem apenas um. Esta ligação é sempre covalente, portanto a massa molecular nada mais é que a soma das massas dos átomos que compõem uma molécula.

Exemplo: vamos calcular o peso molecular da água.

Nota: para o cálculo de massas moleculares sempre serão fornecidos os pesos dos elementos que compõem a molécula e a fórmula da substância.

 

3) O Conceito de Mol:

A palavra mol é utilizada frequentemente quando se trabalha com Átomos e moléculas. Esta palavra “mol” significa um número extremamente grande:

1 mol = 6,02 x1023

Você poderia dizer, por exemplo, 1 mol de bolinhas de gude? Sim, mas lembre-se: 1 mol é igual a 6,02 x 1023,ou seja, teríamos 602 setilhões de bolinhas de gude o que é um “absurdo”, mas não é nenhum absurdo dizer um mol de água, por quê?

Porque 1 mol de moléculas de água caberiam numa colher apresentando uma massa de apenas 18g. Isto porque átomos e moléculas são extremamente diminutos.

De onde vem o número 6,02 x 1023, que é o mol? Este é um dado experimental que está contido no átomo-grama ou molécula-grama.