[GER-FI] 9.1 – Apostila

GRAVIDADE E QUEDA LIVRE

1) Gravidade:

Você já deve ter se perguntado por que os corpos na superfície da Terra caem ou por que a água dos oceanos não escorre já que a Terra é redonda? Acontece que tudo que está próximo da Terra é atraído para o seu centro pela Força da Gravidade Isto é: a Terra gera em torno de si um Campo Gravitacional que atua sobre todos os corpos.

a) O campo gravitacional

É uma propriedade da matéria, ou seja, qualquer corpo que tenha massa atrai outro corpo. Quem primeiro observou este fato foi o cientista inglês Isaac Newton. Em 1666 ele enunciou, então, a Lei da Gravitação Universal.

Dois corpos quaisquer no Universo se atraem com uma força proporcional a sua massa e inversamente proporcional ao quadrado de suas distâncias.

Esta lei garante o movimento dos planetas em torno do Sol, pois são atraídos por ele. Assim também a Terra atrai a Lua que fica girando em torno dela. É bom lembrar que a Lua também atrai a Terra. Isto pode ser observado nas marés.

 

2) Queda Livre:

Todo corpo que cai próximo da superfície da Terra sofre uma aceleração constante chamada aceleração da gravidade.

g = aceleração da gravidade = 9,8 m/s²

Ou seja, os corpos em queda livre descrevem um M.U.V. como o abaixo.

tempo velocidade
1s 9,8 m/s
2s 19,6 m/s
3s 29,4 m/s

 

a) Queda livre independe da massa

Se jogarmos pela janela de um edifício um piano e uma pena de galinha, qual chegará primeiro ao solo? A resposta é o piano; no entanto, isto só acontece devido a resistência do ar que atua de maneira diferente nos dois corpos. Se repetir­mos o mesmo evento num local em que não haja ar, os dois corpos (piano e pena) chegarão juntos ao solo. Este fato pode ser observado no tubo de Newton

Num tubo de vidro sem ar colocamos uma pena e uma bola de aço. Ao virar o tubo, veremos que a pena e a bola caem juntas.

⇒ Faça a seguinte experiência: Solte de uma mesma altura e ao mesmo tempo uma bolinha de gude e uma bola de fute­bol, você observará que elas tocam o chão praticamente no mesmo instante.