[GER-BI] 12.1 – Apostila

SISTEMA LOCOMOTOR E TEGUMENTAR

Formado pelos ossos (esquelético) e músculos (muscular), tem a função de sustentação e movimentação do corpo.

Paralelamente, auxiliando essas estruturas, há os tendões e ligamentos, que conectam os músculos aos ossos. Os músculos podem ser de três tipos: liso (encontrado na parede de órgãos ocos, e apresenta contração involuntá­ria), estriado cardíaco (miocárdio, músculo do coração, e também de contração involuntária) e estriado esquelético (constitui a maior parte do nosso organismo e são responsá­veis pelas contrações e movimentos voluntários do corpo). A parte esquelética, formada pelos ossos, possui em suas extre­midades cartilagens, que impedem o atrito e desgaste dos os­sos. Além de sustentação e movimentação, também servem para a produção de células sanguíneas (medula óssea).

Os movimentos são resultados da contração muscular, asso­ciada ao deslocamento esquelético.

O que é cãibra?

Após a realização de intenso esforço físico, os músculos podem sofrer contrações musculares súbitas, involuntárias e muito doloridas, geralmente causadas pelo excesso de ácido lático, que é produzido pelo músculo.

O sistema tegumentar, por sua vez, tem como principal função cobrir o corpo, através da pele, protegendo-o do ambiente externo e dos possíveis danos que este pode causar ao organismo. Essa proteção possibilita a proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substân­cias nocivas e microrganismos invasores, além da regulação da temperatura corporal (através das glândulas sudoríparas e tecido adiposo) e percepção do ambiente externo através de suas terminações sensitivas.

A pele é formada por uma camada superficial (epiderme) que produz o pigmento melanina, uma mediana (derme) e uma mais inferior (hipoderme). A hipoderme. é extrema­mente rica em tecido adiposo (gordura), desempenhando importante papel da regulação da temperatura corpórea e reserva energética.

Anexas a esse sistema, têm-se as glândulas sudoríparas (produzem o calor para a regulação térmica do corpo), glândulas sebáceas (sintetizam gordura que impermeabiliza a pele e lubrifica os pelos), pelos (proteção e função termo regulatória com o fechamento dos poros) e unhas (proteção e atração).