[GER-BI] 9.1 – Apostila

4) Sistema Excretor/Urinário:

A função principal deste sistema é manter o equilíbrio in­terno do corpo humano, conhecido como homeostase. Para isso, faz a eliminação de substâncias tóxicas que ingerimos e/ou produzimos. Todos os metabólitos celulares são elimina­dos na corrente sanguínea e de lá seguem todo o processo de eliminação para a formação da urina.

a) Composição

O sistema excretor é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

Os rins são os principais órgãos, já que neles é que ocor­re todo o processamento para a síntese da urina. Nos rins temos várias unidades excretoras chamadas de néfrons, que são envolvidas por capilares sanguíneos, formando os glomérulos.

Cada néfron é formado pela cápsula de Bowman, que faz a filtração do sangue que chega até o rim via vasos sanguí­neos. Partindo dela, têm-se os túbulos renais, que filtram e separam o que pode ser reaproveitado (água, sais minerais, glicose, aminoácidos), concentrando a urina. Uma vez formada, a urina é composta de água e uréia (excre­ta nitrogenada), podendo, ocasionalmente, também possuir nutrientes que estão em excesso no sangue.

Antes de ser formada, no entanto, a uréia é produzida pelo fígado, para depois ser encaminhada para o rim. É extremamente importante a passagem pelo rim pois é onde ocorre a otimização do uso da água no corpo, chegando a 99% de reabsorção.

Em 24 horas passam pelos rins 180 litros de fluidos à 1 a 1,5 litros de urina

Cerca de 95% da urina é água. Viajantes perdidos no deserto conseguem sobreviver por mais tempo quando bebem a pró­pria urina, impedindo a desidratação

A água do mar tem muito mais sal do que a urina consegue dissolver. Para eliminar tanto sal, o corpo terá de retirar água dos tecidos, deixando você ainda com mais sede.